Como funciona o ProUni?

Como dito no informe anterior sobre o ProUni 2013, o Programa Universidade Para Todos – ProUni, é um programa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo em Instituições de Ensino de Nível Superior, mas como funciona o ProUni? Quem pode se candidatar? É de graça ou preciso pagar alguma taxa? É comum surgirem dúvidas em relação ao ProUni entre aqueles estudantes que ainda estão no ensino médio, a seguir esclarecemos algumas deles, principalmente para aqueles que pretendem galgar uma bolsa no ProUni 2013.

Qual a relação entre ProUni, Sisu e Fies?

O Programa Universidade Para Todos – ProUni, distribui bolsas de ensino gratuitas em Instituições Privadas de Educação Superior, com base na nota do Enem. O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é um sistema pelo qual as Instituições Públicas de Educação Superior (Universidades Federais) selecionam estudantes para as vagas nas Federais também com base na nota do Enem. E o Fies é um Financiamento do Geverno para que você possa arcar com os custos de um curso superior em uma Instituição Privada, o Governo paga sua faculdade e depois de se formar você paga de volta ao Governo, é um financiamento literalmente.

Como funciona o ProUni?

O ProUni é um programa que escolhe os candidatos de acorda com a nota do Enem do ano anterior à inscrição, portanto para se inscrever no ProUni 2013 o candidato, obrigatoriamente, deverá ter realizada o Enem 2012. Basicamente, as etapas para se inscrever no ProUni 2013 serão:

  • O candidato se inscreve no Enem 2012 e realiza a prova.
  • O candidato confere o resultado do Enem 2012, se tiver tirado uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas e não tiver zerado a redação, então ele estará apto a se inscrever no ProUni 2013.
  • Em janeiro de 2013, o candidato se inscreve no ProUni 2013.

Quem pode se candidatar ao ProUni?

Os requisitos para se candidatar ao ProUni são:

  • Ter tido uma pontuação de pelo menos 450 pontos no último Enem e não ter zerado a prova de redação.
  • Ter renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo (bolsa integral) ou 3 salários mínimos (bolsa parcial).
  • Não possuir curso de graduação.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, desde que na condição de bolsista integral.

Também podem se candidatar ao ProUni:

  • Pessoa com deficiência.
  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

É cobrado alguma taxa para participar do ProUni?

Não, nenhuma taxa é cobrada para participar do ProUni.