Lista de espera do ProUni: Como funciona? Como se inscrever?

Terminadas as inscrições para o ProUni e divulgados o resultado da primeira e segunda chamada, chega a hora dos estudantes que não conseguiram uma bolsa de estudo manifestarem interesse na lista de espera do Prouni, mas como funciona a lista de espera do ProUni? Quem pode se inscrever?

O que é a lista de espera?

A lista de espera funciona da seguinte maneira:  Mesmo depois das duas primeiras chamadas, podem permanecer bolsas remanescentes que por algum motivo não foram preenchidas, essas vagas que “sobraram” compõe a chamada lista de espera do ProUni. A Lista de espera é mais uma chance do estudante conseguir uma bolsa de estudos.

Cada curso de cada Instituição tem uma lista de espera. O regulamento do Prouni estabelece que:

Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção:

  • o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares; e
  • o candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter o Termo de Concessão de Bolsa emitido pela IES.

Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua segunda opção:

  • I – o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção; e
  • II – o candidato pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever na lista de espera (ou seja, manifestar interesse), aqueles estudantes que fizeram o Prouni do segundo semestre porém não foram contemplados com uma bolsa na primeira chamada em 05/07, nem na segunda chamada de seleções do Prouni, que ocorreu em 20/07. Caso seu nome não conste nas listas você tem o prazo de 02 de agosto até 04 de agosto para manifestar interesse na lista de espera, mas como se inscrever na lista de espera?

Como entrar na lista de espera do Prouni?

Os candidatos que desejarem se inscrever na lista de espera do ProUni, manifestando interesse na lista de espera, devem em entrar em siteprouni.mec.gov.br no período indicado acima e manifestar o interesse na lista de espera. Para saber se conseguiu uma das bolsas da lista de espera, o estudante deve, a partir do dia 07 de agosto, comparecer à Instituição de Ensino à qual se inscreveu anteriormente para verificar se foi contemplado na lista de espera. O resultado não é divulgado pelo site, o estudante deve comparecer à Instituição.