MEC publica portaria com regras do ProUni 2012

O Ministério da Educação (MEC), publicou ontem a portaria que define as regras para o ProUni 2012, com informações importantes para os candidatos. As inscrições para o ProUni 2012 vão de 14 a 19 de janeiro de 2012, fique atento ao prazo, elas poderão ser feitas no Portal do ProUni, em siteprouni.mec.gov.br. Entre as regras, dessa vez oficializadas com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria Normativa n˚1, de 6 de janeiro de 2012, está a nota mínima para concorrer a uma das milhares de bolsas do ProUni, que é de 400 pontos na somatória das provas do Enem 2011, além de não ter zerado a prova de redação. Outro quesito é que o candidato deverá ter estudado em escola pública ou na condição de bolsista em escola particular.

Consulte aqui a portaria normativa que regulamenta o ProUni 2012.

O candidato será selecionado uma bolsa no ProUni 2012 de acordo com a sua nota no Enem 2011, porém a vaga só estará garantida após a comprovação da documentação exigida, para conferir a documentação completa, consulte a portaria acima. O Governo Federal, visando o aperfeiçoamento dos professores, autorizou que os professores da rede pública de ensino se inscrevam no ProUni desde que os cursos escolhidos sejam de licenciatura ou pedagogia, tirando esta exceção, não é permitido que uma pessoa que já tenha curso superior, possa fazer outro através do ProUni.

Ainda de acordo com a portaria do ProUni 2012 publicada no Diário Oficial da União, para ter direito a uma bolsa integral, o candidato deve ter uma renda máxima de um salário mínimo e meio (R$ 933), para concorrer a bolsas parciais, de 25% ou 50%, a renda máxima permitida é de três salários mínimos (R$ 1.866). Indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a “ações afirmativas”.