Prouni 2013: Consulte os cursos e vagas oferecidas nas instituições

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou no Site do Prouni a relação das faculdades que oferecem vagas de bolsas de estudo em seus cursos no Prouni 2013, os candidatos que pretendem se inscrever para ocupar uma desses vagas, têm entre os dias 17 a 21 de janeiro para realizarem suas inscrições para o Programa Universidade Para Todos 2013.

Após entrar no site do Prouni, em http://siteprouni.mec.gov.br/ e clicar em “Pesquisar bolsas“, é possível fazer a consulta baseado em três parâmetros: “Procurar pelo nome do curso”, “Procurar por instituição” ou “Procurar por município”, ao clicar em qualquer uma das três opções basta digitar a palavra desejada no campo de busca e clicar em pesquisar, o sistema já completa a palavra digitada automaticamente para facilitar a tarefa. Uma nota no site ressalta que os dados são preliminares, sendo que as informações consolidadas podem mudar até o dia das inscrições.pesquisar bolsas

Consultar faculdades e vagas

Ao pesquisar e selecionar o curso ou faculdade desejada, o candidato é levado a uma tela de consulta onde poderá visualizar os seguintes dados de cada um dos cursos oferecidos:

  • Curso – Nome do curso
  • Grau – Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico (Tecnólogo)
  • Turno – Matutino, vespertino, noturno, integral, curso a distância
  • Mensalidade – Valor mensal do curso (caso o estudante opte por bolsa parcial)
  • Bolsa Integral – Aqui são discriminadas a quantidade de vagas oferecidas para aquele curso naquela faculdade no caso do candidato se candidatar a uma bolsa integral, ele pode concorrer às vagas na modalidade de cotas, ampla concorrência ou adicional
  • Bolsa Parcial – Quantidade de vagas disponíveis para bolsa parcial (50 %), também deverá escolher entre as modalidades que cotas, ampla concorrência ou adicional

Pesquisar faculdades, cursos e vagas Prouni

É importante o candidato já tem em mente as regras de funcionamento do Prouni 2013 para saber qual das modalidades de bolsa (integral ou parcial) e de concorrência (cotas, ampla concorrência ou adicional) poderá escolher e em qual delas terá mais chance de conseguir uma bolsa, as regras e critérios do Prouni 2013 estão elencados na portaria  normativa n˚ 27 de 28 de dezembro de 2012 e no Edital do Prouni 2013/1.

Vale lembrar que aqueles que participaram do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 podem também se inscrever e tentar uma vaga no Prouni 2013, desde que se enquadrem nos critérios socioeconômicos pré-estabelecidos. Enquanto o Sisu distribui vagas em universidades públicas o Prouni oferece bolsas de estudo em faculdades particulares.

Caso o candidato consiga uma bolsa parcial e não tenha condições de arcar com as despesas dos 50% restantes do valor do curso, ele poderá contratar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) através do FGEDUC, que não precisa de fiador, desde que a instituição escolhida dê essa opção ao estudante.

Segundo o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, no Prouni 2013/1 serão oferecidas uma total de 144.639 bolsas de estudo em faculdades particulares, sendo destas 99.223 bolsas integrais e 45.416 bolsas parciais.

Inscrições começam nesta quinta-feira

As inscrições para o Prouni 2013 primeiro semestre começam dia 17 de janeiro e se estendem até as 23horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro. A divulgação do resultado da primeira chamada será dia 24 de janeiro, onde os estudantes selecionados deverão comparecerem as faculdades para apresentarem documentação até o dia 31 de janeiro. A segunda chamada será dia 08 de fevereiro, com prazo até 19 de fevereiro para o comparecimento à instituição de ensino.

Os que não forem selecionados em nenhuma das duas primeiras chamadas deverão se inscrever na Lista de Espera nos dias 24 ou 25 de fevereiro, a chamada dos selecionados na lista de espera é feita na própria instituição, nos dias 28 de fevereiro (primeira chamada) ou 08 de março (segunda chamada) os que se inscreveram deverão se dirigir à instituição para verificar se foram selecionados e apresentarem a documentação nos prazos de 20 de fevereiro a 08 de março e 08 de março a 13 de março, respectivamente, caso sejam selecionados.