Prouni 2014 Inscrições

As inscrições para o Prouni 2014 serão abertas em 13 de janeiro e vão até 17 de janeiro de 2014.

A primeira chamada será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda chamada dia 03 de fevereiro, assim que abertas as inscrições deverão ser feitas através do site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Cronograma do Prouni 2014

***Notícia antiga abaixo***

Ainda faltam algumas semanas para o início das inscrições do Prouni 2014 mas é muito importante que os candidatos já comecem a buscar informações sobre o funcionamento deste que é um dos maiores programas do Governo Federal na área da educação.

Quem tentou uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2013 e não conseguiu nem na primeira, nem na segunda chamada, pode e deve se inscrever para tentar uma vaga em uma faculdade particular pelo Prouni 2014 em janeiro próximo. Para se candidatar ao Prouni 2014 o estudante deverá, obrigatoriamente, ter realizado a prova do Enem 2013 e deve ter obtido no mínimo 450 pontos no somatório total de notas, também não poderá ter zerado a redação

Para saber se obteve o mínimo de 450 pontos no Enem 2013, o candidato deve aguardar a divulgação do resultado final, até o momento foi divulgado apenas o gabarito. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o resultado final do Enem 2013 deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014, só depois disso serão abertas as inscrições para o Prouni 2014.

O candidato deve ficar atento quanto do início das inscrições, que acontecem exclusivamente pela internet através do site siteprouni.mec.gov.br, pois elas duram poucos dias e depois disso só reabrem no segundo semestre, quando a oferta de vagas é menor. Além disso, nos primeiros momentos após a abertura das inscrições, é normal o site do Prouni apresentar lentidão, mas aos poucos o tende a se normalizar. O processo de inscrição, consiste basicamente em três passos:

  1. Dados do candidato
    Aqui o candidato deverá conferir seus dados pessoais, que automaticamente já são coletados do sistema do Enem
  2. Questionário
    Questionário obrigatório que deve ser preenchido com as informações solicitadas
  3. Grupo familiar
    Aqui devem ser apontadas todas as pessoas do grupo familiar do candidato, ou seja, aqueles familiares que residem com o candidato, indicando também a renda de cada um.
  4. Cursos
    Escolha das duas opções de curso

Para se inscrever no Prouni 2014, além de ter feito o Enem, ter obtido mais de 450 pontos e não ter zerado a redação, outro requisito é o de que o candidato deve ter estudado todo o ensino médio em escola particular ou então como bolsista integral em escola particular. Também podem se candidatar ao Prouni, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico, neste último caso só podem concorrer a vagas em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Também é importante lembrar que, como programa voltado a parcela mais carente da população, o Prouni estabelece que somente pode concorrer a uma bolsa integral o candidato que comprovar renda por pessoa na família de no máximo 1,5 salário mínimo, já para concorrer a uma bolsa parcial, o candidato deve comprovar renda de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.